Ambiente de trabalho produtivo: 5 passos para escritórios de advocacia

O mundo da advocacia está cada vez mais competitivo, especialmente com a presença de profissionais que atuam online. Além disso, o dia a dia de um advogado pode ser bastante estressante com audiências, prazos para cumprir, assuntos para estudar, entre outras coisas. Uma forma de o seu escritório se destacar em meio a tantos outros e melhorar o bem-estar dos colegas é investindo em um ambiente de trabalho produtivo.

Existem diversas maneiras de tornar os profissionais mais produtivos, de conseguir oferecer um serviço de melhor qualidade para os clientes e de melhorar a performance do seu escritório. Veja alguns passos para colocar essa estratégia em prática!

1. Encontre os pontos fracos

Não tem como melhorar se não sabemos o que precisa ser melhorado. Então, a primeira coisa a se fazer é identificar quais são os pontos fracos do escritório. Por exemplo: descubra em que parte do processo os documentos ficam parados mais tempo, ou seja, em que ponto estão acontecendo gargalos que prendem o fluxo de trabalho.

Depois, sente e converse com os responsáveis para tentar encontrar uma solução que seja boa para o escritório e também para eles.

2. Controle o tempo

É normal que algumas tarefas demandem mais tempo para que sejam resolvidas, mas isso não significa que elas podem se estender por um prazo indefinido. Isso ocorre muito quando não há uma meta a ser cumprida. Dessa forma, perde-se tempo e, consequentemente, dinheiro.

Muitos profissionais, com o pensamento de que podem terminar a tarefa em casa, acabam levando mais tempo do que o necessário. Por isso, evitar que os colegas levem trabalho para casa é uma maneira de fazer com que ele seja mais produtivo, melhorando o seu desempenho.

3. Não use as redes sociais

São 2 minutos daqui, mais 5 dali e, no final do dia, você já perdeu mais de 1 hora usando as redes sociais. A gente não percebe esse tempo passando porque, geralmente, trata-se de um momento muito prazeroso e de descontração. Porém, ficar constantemente nelas toma um tempo valioso e também tira a sua concentração do que é realmente importante e mais urgente.

Para aqueles que não conseguem passar o dia sem dar uma olhada, usar o horário do almoço ou o intervalo do cafezinho é a melhor escolha para promover um ambiente de trabalho produtivo.

4. Personalize o espaço

Permitir que os colegas de trabalho deixem a sala mais compatível com o perfil de cada um pode criar uma atmosfera muito mais agradável. É claro que, se as cores devem ser padronizadas, isso não precisa ser modificado.

Por exemplo, colocar um quadro na sala para alegrar o ambiente ou mesmo uma planta, ainda que seja pequena, pode ser uma boa alternativa. Além disso, uma mudança na mobília — colocando a mesa de frente para uma janela, por exemplo — pode ajudar a aliviar as tensões do dia a dia.

5. Terceirize alguns serviços

Para manter um escritório de advocacia, é preciso muito mais do que conhecimento na área do Direito. Há diversos outros como a contabilidade, por exemplo, que fazem parte de uma boa gestão e organização financeira. Saber exatamente onde investir e como controlar o fluxo de despesas são pontos-chave para ter uma empresa de sucesso.

Gostou de aprender como tornar o ambiente de trabalho produtivo? Então, acompanhe as nossas postagens nas redes sociais — LinkedIn, Facebook, Google+ e Instagram — e fique por dentro de todas as novidades do mercado!

Maria Júlia

Consultora de Expansão do Grupo Studio