Benefícios para colaboradores ajudam na redução de impostos da empresa?

Na atual conjuntura econômica e financeira, temos a sensação de que os nossos rendimentos estão sempre curtos. Olhando para as empresas, a situação não é diferente, com a alta carga tributária e o aperto no fluxo de caixa. Eis então um desafio: como reduzir os impostos e aumentar o lucro? Uma possível resposta pode ser encontrada nos benefícios para colaboradores.

Até então, muitos empresários enxergam a prática de concessão de benefícios como uma obrigação que gera custos, apenas onerando o caixa. Porém, por meio dos incentivos, é possível deduzir valores da carga de impostos a recolher pelas empresas.

Agora faça um exercício e avalie: hoje, como está estabelecida a política de benefícios para colaboradores em sua empresa? Quais são as possibilidades para adentrar nessa temática?

Fique tranquilo! Para ampliar as possibilidades sobre os benefícios, este artigo relacionará abaixo algumas boas sugestões. Acompanhe a leitura e confira!

 

Os benefícios para colaboradores e a redução de impostos

Os benefícios são ações voltadas aos funcionários, de forma a melhorar suas vidas. São amplamente utilizados para estimular o capital humano e reter os principais talentos. Logo, também são percebidos como vantagem competitiva em relação às organizações que os possuem em comparação com as que não têm.

Alguns deles trazem a possibilidade de dedução no percentual do imposto de renda, valorizando o capital da organização. Sua empresa poderá reverter uma parcela dos recolhimentos para aplicação em benefícios para colaboradores. Com isso, a carga de impostos será reduzida e empregada no capital humano. Na sequência, vejamos exemplos de oportunidades.

 

Faça revisão de tributos da sua empresa

 

Alguns benefícios que ajudam a reduzir os impostos

Plano de saúde

Um dos benefícios mais almejados pelos colaboradores é o plano de saúde. Além de tornar a organização mais atrativa, ele também propicia boas condições de trabalho para os colaboradores dentro dela.

Nesse caso, o empregador também pode deduzir os gastos da assistência médica ofertada aos seus colaboradores direto no Imposto de Renda da empresa. É importante frisar que não há um teto quando os valores estão relacionados à saúde. Assim, há redução de tributos para a empresa resultando em maior engajamento da força produtiva.

Vale-refeição

São as despesas de alimentação patrocinadas pelo empregador. Apesar de ter uma legislação própria — o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que foi instituído pelo governo federal —, não tem caráter obrigatório. Ele tem como escopo incentivar as empresas a propiciar alimentação qualificada aos trabalhadores.

As organizações que aderem ao programa obtêm incentivo fiscal, o qual possibilita deduzir um percentual do Imposto de Renda a pagar seguindo as regras do programa. Verifique se sua empresa já é cadastrada. Se não, o cadastro no PAT é online e deve ser realizado via site.

Vale-cultura

Tal benefício disponibiliza uma verba mensal de R$ 50,00 a ser utilizado pelos funcionários, subsidiando gastos com cultura, como cinema, teatro, livros, revistas, jornais, CDs, DVDs, instrumentos, entre outros. Pode ser abatido até 1% do Imposto de Renda, entretanto, restringe-se às empresas enquadradas no lucro real.

Portanto, podemos afirmar que os benefícios para colaboradores podem elevar a produtividade, satisfazer os talentos da organização, reduzir impostos, e posicionar sua empresa como uma organização desejada pelas pessoas para trabalhar.

Ou seja, abre-se uma possibilidade de maximizar o lucro sem demandar gastos e esforços em um novo mercado, por exemplo. Dessa forma, é estabelecido uma espécie de sistema de recompensa entre colaborador, empresa e o poder público.

Curtiu o artigo sobre benefícios para colaboradores? Então, assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre informado com os nossos conteúdos!

 


Acesse nossos eBooks gratuitos:

Guia da Consultoria Tributária – A forma mais segura de sua empresa pagar menos impostos
Manual da gestão tributária: Guia prático para empresários

 



Redação Grupo Studio

Equipe de especialistas com a missão de auxiliar as empresas de todos os portes, segmentos e regimes tributários.