17 princípios do trabalho em equipe

Enquanto eu pesquisava sobre o assunto trabalho em equipe para um trabalho de faculdade, me deparei com o livro: “17 princípios do trabalho em equipe – Desenvolva as qualidades que vão fazer a diferença e tornar sua equipe vencedora“, do autor John C. Maxwell, que fala sobre liderança e também nos passa algumas orientações sobre como ser um membro ou líder de equipe dentro de uma organização, que para ele, seguindo esses princípios sugeridos, podem levar a equipe ao sucesso.

A principal citação do autor já nas primeiras páginas é a seguinte:

“Quando o assunto é ter boas pessoas na equipe, você tem realmente duas opções: Treiná-las ou substituí-las. Ou você transforma o pessoal que já tem em um grupo de campeões, ou terá de sair para recrutar pessoas que equilibrem o campeonato e traze-las para a equipe“. (Maxwell, John).

Ao longo da pesquisa para faculdade, conclui que trabalho em equipe normalmente é retratado como um grupo de indivíduos que se dedicam e se doam para concluir um determinado trabalho ou obrigação ou alguma tarefa dentro de uma empresa em conjunto. Essa dinâmica com equipes dentro da empresa propicia a troca de conhecimento e know-how para o cumprimento dos objetivos e metas na empresa. Dessa forma, o trabalho em equipe significa um grupo de pessoas com o mesmo objetivo dentro da empresa se ajuda para determinada finalidade.

Seguindo essa linha, o Maxwell nos passa quais são os principais e essenciais princípios e habilidades que um colaborador deve ter para trabalhar em uma equipe dentro da organização:

 

  • ADAPTAÇÃO: O colaborador precisa ser adaptável ao ambiente, ajustável. Ele precisa trabalhar bem outros colegas e ser um agradável e um bem-intencionado membro de equipe, estando sempre disposto a adaptar-se e evoluir para o grupo.

 

  • COLABORAÇÃO: Para Maxwell, a colaboração é a qualidade mais necessária em equipes que enfrentam grandes desafios. O integrante da equipe precisa colaborar e cooperar sempre com o grupo.

 

  • COMPROMETIMENTO: O compromisso é uma qualidade que nos ajuda a atingir os objetivos, e é algo que envolve riscos, mas, é preciso assumir o compromisso e ser responsável com a equipe.

 

  • COMUNICAÇÃO: Sem comunicação você não tem equipe e sim apenas grupo de pessoas reunido. Maxwell cita que na comunicação há uma regra importante, os problemas devem ser resolvidos em até 24h, por isso é tão essencial que a comunicação entre a equipe esteja em sintonia.

 

  • COMPETÊNCIA: O funcionário não deve se contentar com um trabalho mediano, ele deve concentrar esforços em algo que ele sabe que pode fazer bem feito, e dessa forma deve dar o melhor de si.

 

  • CONFIANÇA: Para Maxwell, membros de equipes confiáveis possuem o desejo de fazer as coisas que são capazes de fazer, pois não basta fazer o possível, ás vezes, é preciso fazer o necessário.

 

  • DISCIPLINA: O colaborador deve ser disciplinado, para fazer as coisas certas, nos momentos certos e pelas razões certas.

 

  • EXPANSÃO: O objetivo da vida não é vender, e sim crescer e compartilhar. Dessa forma, o colaborador deve ser expansivo, deve querer ajudar as pessoas a mudarem de nível, evoluírem, muitas vezes até sem que as outras pessoas saibam que estão sendo ajudadas.

 

  • ENTUSIASMO: Um colaborador entusiástico ás vezes é essencial, pois traz energia e um ambiente harmonioso para a equipe, assim trazendo força e motivação, e assim provocando ações e atitudes que geram o sucesso na equipe.

 

  • INTENÇÃO: O colaborador para ser intencional, deve fazer valer cada ação e atitude, trabalhando sempre com um propósito, com um objetivo. Deve sempre fazer as coisas certas conscientemente.

 

  • CONSCIÊNCIA: A consciência de um propósito e missão da empresa constantemente nos impulsiona a fazer aquilo que é melhor para chegar à meta estipulada ou objetivo. O membro da equipe deve se comprometer permitindo que o líder seja o líder, vendo além dos detalhes do momento.

 

  • PREPARO: O preparo é a diferença entre o fracasso e o sucesso segundo Maxwell. Se cada indivíduo estiver preparado, estará sempre alinhado aos objetivos do grupo, possuindo uma atitude positiva. Para ele, equipes que se preparam sempre chegam ao sucesso.

 

  • RELACIONAMENTO: Saber se relacionar é essencial para manter os membros da equipe unidos, ou seja, quanto mais sólido for o relacionamento entre os membros do grupo, mais unida será a equipe, e assim, todos chegarão ao sucesso.

 

  • APERFEIÇOAMENTO: Para aperfeiçoar a equipe, é preciso aperfeiçoar a si próprio. Os indivíduos devem ter aptidão e estar sempre à procura do conhecimento.

 

  • DESPRENDIMENTO: Em uma equipe não há espaço para individualismo, egoísmo, não existe “Eu”. Nenhuma equipe de fato terá sucesso se seus membros não colocarem os outros indivíduos da equipe acima de seus próprios interesses.

 

  • RESOLUÇÃO: A equipe deve sempre estar procurando uma solução focando nos objetivos. Não se pode demorar nos obstáculos. Quando a equipe se concentra na solução, a equipe chegará ao sucesso.

 

  • PERSISTÊNCIA: É imprescindível que cada membro da equipe seja persistente. Eles devem dar o melhor de si e se esforçar além do que imagina. Mesmo em momentos difíceis, devem persistir, não podem desistir, pois conforme uma equipe que continua em ação quando as condições ficam difíceis, chegam ao sucesso.

 

John C. Maxwell tenta ensinar que a capacidade de adaptação, comprometimento e disciplina são essenciais no sucesso profissional e em uma equipe.  Ele tenta mostrar que colocar essas atitudes em prática e incentivá-las trará o sucesso para a equipe no trabalho e logo, para a empresa.

“Pare quando o trabalho estiver feito, e não quando estiver cansado“. (John Maxwell)

 


Acesse nossos eBooks gratuitos:

Guia da Consultoria Tributária – A forma mais segura de sua empresa pagar menos impostos
Manual da gestão tributária: Guia prático para empresários

 



Redação Grupo Studio

Equipe de especialistas com a missão de auxiliar as empresas de todos os portes, segmentos e regimes tributários.