Estudo mostra em quais localidades as empresas pagam mais impostos

Toda empresa necessita pagar os tributos e, de preferência, devidamente em dia. No entanto, há regiões onde empresas pagam mais impostos que outras, principalmente comparando-se com outras.

Abordamos, neste artigo, o conceito de créditos tributários, destrinchando as regiões com maior média de impostos pagos, evidenciando a importância do planejamento tributário e da revisão de tributos para o empresário brasileiro. Confira:

A pesquisa sobre as localidades em que empresas pagam mais impostos

Por meio de uma pesquisa realizada pela Studio Fiscal, entre os anos de 2013 e 2017, analisou-se 3253 empresas de todas as regiões do Brasil. Desse contingente, 1813 estão enquadradas no regime do Simples Nacional. As 1440 restantes estão encaixadas nos regimes de Lucro Real e Lucro Presumido.

Os pesquisadores fizeram a constatação de que 95% das empresas em regime de Lucro Real e em regime de Lucro Presumido são detentoras de créditos tributários.

Por outro lado, dentro do regime do Simples Nacional, 76% das empresas teriam direito a obter de volta os valores pagos a maior. Para a concretização dessa análise, estudou-se os últimos 5 anos de documentação de caráter contábil de cada companhia, com intuito de encontrar créditos tributários.

O conceito de créditos tributários

Os créditos tributários são obtidos quando uma companhia paga muito mais impostos do que deveria. Em outras palavras, quando ele paga uma carga de tributos acima do que ele teria que pagar, dentro do seu escopo de obrigações fiscais. Isso gera um crédito junto à Receita. Esses créditos podem ser recuperados por meio de compensação de maneira administrativa.

Contudo, o processo para a retificação desses tributos e a tomada dos créditos não é responsabilidade da Receita Federal. É a própria empresa que fica encarregada de dar início a esse processo.

Esses equívocos podem acontecer por várias razões, que vão desde falhas na alimentação dos dados até a possibilidade da carência de conhecimento sobre as mudanças e atualizações nas leis tributárias em vigência.

As regiões com a maior média de impostos pagos a maior

As regiões brasileiras com a maior média de impostos pagos a maior e, consequentemente, detentoras das maiores somas de créditos tributários são as regiões sul e sudeste.

Nesse ranking de regiões que pagam mais impostos do que deveriam, o Sudeste se encontra no topo. Em segundo lugar o Sul, em terceiro o Centro-Oeste, quarto o Norte e Nordeste em quinto.

A região Sudeste, uma das mais industrializadas, paga algo em torno de 584 milhões a mais, no que toca às empresas de lucro presumido e real. No caso daquelas do Simples Nacional, esse número é de 14 milhões.

A importância do planejamento tributário e da revisão de tributos

Dado que a lucratividade de uma instituição é um dos seus principais objetivos. Maneiras de se ampliar o lucro são sempre buscadas. Nessa busca, surge a necessidade de se fazer o planejamento tributário. Ele é fundamental para ajudar a empresa a atingir a lucratividade desejada, além de eliminar riscos na proteção ao patrimônio.

É por intermédio de uma detalhada análise de toda a documentação fiscal que a revisão de tributos propicia à companhia a chance de identificar os impostos que foram pagos a maior nos últimos tempos. Mesmo os empresários que fizeram adesão ao Refis podem solicitar revisão dos créditos tributários, bem como também as empresas que possuem passivo fiscal.

As empresas pagam mais impostos sem necessidade, inibindo os lucros. A Studio Fiscal oferece excelentes soluções de consultoria tributária, que podem auxiliar você a garantir o sucesso do seu planejamento e da necessária revisão tributária.

 

Quer continuar a receber mais dicas sobre contabilidade? Então, assine a nossa newsletter!



Redação Grupo Studio

Equipe de especialistas com a missão de auxiliar as empresas de todos os portes, segmentos e regimes tributários.