22 de Setembro, dia do Contador

Nossa homenagem a estes profissionais que estão sempre em busca de soluções para seus clientes

O Contador é o guardião do patrimônio das corporações. O profissional é parte essencial e estratégia dos negócios e possibilita o desenvolvimento econômico de forma sustentável. A essência deste profissional está presente em nossa missão. Somos unidos pelo mesmo propósito, buscar soluções inteligentes para o mercado como um todo.

Para fazer jus a este profissional tão relevante para a sociedade e para a economia, é importante resgatar a historia desta atividade, que se divide em partes.

Contabilidade moderna

Em 1840 é publicada “La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche“, de autoria de Francesco Villa, premiada pelo governo da Áustria e considerada a obra máxima que fundamentou a ciência da contabilidade nos âmbitos público e privado. É neste mesmo século que, no Brasil, com a vinda da Família Real Portuguesa, constituiu-se o Erário Régio ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808).

Contabilidade científica

Este é o formato da contabilidade que vemos hoje, iniciada no século XIX. Atualmente, com grandes mudanças que a tecnologia nos proporciona, podemos notar que um novo marco na história evolutiva desta profissão está se formando.

Contabilidade do futuro

O contador da atualidade companha o novo perfil que nasce em meio a economia criativa e colaborativa, sendo altamente produtivo e com alto valor agregado. Este profissional tem um dom natural para utilizar a tecnologia aliada com um bom gerenciamento da carteira de clientes, de forma próxima e cooperativa. O contador do futuro compartilha características como a curiosidade e a inovação, dessa forma, possuem grande potencial para otimizar e aperfeiçoamento da forma como os negócios são conduzidos

Tendências da contabilidade

Segmentação: a atuação generalista pode ser passada pela concorrência mais facilmente. A segmentação amplia o aprofundamento do negócio do cliente, permitindo uma atuação como um consultor. Ao trabalhar desta maneira, a padronização de processos e ferramentas se dá de forma mais facilitada, reduzindo os custos de operação e aumentando a produtividade.

Atualização constante: os profissionais do futuro são aqueles que desejam crescer e melhorar o seu negócio, para isso, reservam tempo para o desenvolvimento pessoal e profissional, investindo na capacitação. Este conhecimento não deve se restringir a área contábil, mas também de marketing, gestão e vendas. Ao se inspirar em outras áreas, o contador agrega valor ao seu negócio.

Profissionalização: o futuro da contabilidade está baseado em um atendimento ágil, honorários justos e não apenas ao volume de trabalho, mas também ao uso da tecnologia para buscar eficiência.

Estes são movimentos benéficos para a empresa de contabilidade, tanto para melhorar a infraestrutura do negócio, quanto para agregar competências, inclusive mantendo-se na frente dos concorrentes. Ao integrar uma rede ou uma franquia contábil, por exemplo, o contador passa a usufruir do conhecimento técnico e de negócios de quem já está no mercado. É desta maneira que o escritório de contabilidade pode escalar seus serviços.

Historicamente, a ciência contábil passou por inúmeras alterações em sua forma de pensar e atualmente, com todos os avanços conquistados e inserido em um mercado de economia complexa, é indispensável a atenção na gestão e nos processos. O contador é um recurso valioso para ajudar os empreendedores a buscarem oportunidades de economia e boas práticas na gestão fiscal e financeira.

Por todas estas questões, neste 22 de setembro, Dia do Contador, lhe convidados a prestar uma homenagem para todas as empresas, clientes e parceiros deste profissional.



Redação Grupo Studio

Equipe de especialistas com a missão de auxiliar as empresas de todos os portes, segmentos e regimes tributários.